top of page
  • Foto do escritorMalu Moreira

A importância do Ferrageamento e Casqueamento

Atualizado: 9 de ago. de 2022



O bem estar do Cavalo é a coisa mais importante para quem tem um bichano desses no sítio, para se ter um cavalo sadio em todos os aspectos a parte de ferrageamento é uma das mais importantes, porque o cavalo precisa de cascos saudáveis para se locomover e para isso precisa de cuidados especiais.


Hoje vou falar sobre a saúde dos cascos, você sabia que tem duas características??? Resistência e Flexibilidade porque se adapta a diferentes terrenos devido a propriocepção que nesse local tem devido a milhares de inervações que tem.

É composto pela Sola, pela Muralha que é a parte que envolve o casco protegendo todas as inervações, Ranilhas tem como função secretar gordura para manter a hidratação, Segundo a universidadedocavalo limita o movimento de expansão lateral dos talões, talões, as barras, túbulos de queratina, ossos, tendões, ligamentos, circulação do casco, inervação do casco.


Um casco Saudável possui:

  • Ranilhas brilhantes e fortes

  • Anéis de crescimento iguais

  • Paredes Grossas

  • Profundidade de Sola adequada

  • Não conter mal cheiro, rachaduras de Piso e da Muralha.


A Qualidade do casco conta com quatro fatores importantes:

  • Genética

  • Ambiente

  • Nutrição e Casqueamento



O casco do cavalo contém uma espécie de dedo médio parecido com o Ser Humano, onde é formado por 3 ossos: metade da 2 falange, 3 falange pelo osso sesamoide distal ou osso navicular, e a inter falangeana distal.


Um casqueamento feito com todo cuidado por um profissional habilitado e de sua confiança vai evitar que corte estruturas que podem ser devastadoras para saúde dos cascos podendo causar dor ou algo mais sério sem reversão. O cavalo se sente aliviado como nós humanos que vamos a pedicure para cortar as unhas restabelecendo o equilíbrio das estruturas. Segundo portalcrioulos.


O ferrageamento complementa a proteção dos cascos após o casqueamento evitando assim que o cavalo ao pisar ao solo duro, com pedras não sinta tanta pressão nos mesmos.


A importância do ferrageamento ou casqueamento para cavalos que participam de provas Atléticas ou somente faça cavalgadas tem que ser feito as cada 40 dias, mesmo se não for colocar ferradura apenas mantê-los casqueados, e sempre que possível ao sair da baia passe uma escovinha para retirar resíduos de fezes, urina, cerragem, pedras.


Manter nossos bichanos sempre felizes fazem que eles vivam em um lugar que gostem de estar, se sintam bem, criando mais vínculo entre vocês!


Até o próximo assunto


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page