top of page
  • Foto do escritorMalu Moreira

A Visão do Cavalo – Como ele enxerga

Atualizado: 9 de ago. de 2022



Como sempre quero entender o Mundo dos Equinos. Algo para mim Surpreendente e Curioso ao mesmo tempo. São muitas coisas que precisamos e devemos saber sobre nossos amados cavalos para que possamos ter uma maior cumplicidade para com eles, em curso que estava realizando, o treinador falou algo que me deixou curiosa. Disse, da Visão do Cavalo, que o cérebro é divido em duas partes e que não se comunicam entre si, e que eles enxergam somente de um lado por vez, e que devemos montar dos dois lados cada vez que for treinar no cavalo para ele te reconhecer, fato que me deixou pensativa.


Sou a mulher dos porquês, tenho que pesquisar tudo para saber a real questão, não sei se você é assim fiz uma pesquisa sobre essa curiosidade. Será que o cavalo enxerga bem?? Será que distingue cores? Porque dizem que eles enxergam muito bem de noite? Ele tem ponto cego?


Trouxe para você essas explicações:

  1. Vamos levar em conta o posicionamento dos olhos na cabeça. O cavalo é uma presa por isso ele tem um amplo campo de visão para poder fugir.

  2. O Cavalo tem uma visão Binocular (visão direta para frente) 70 graus como a visão do Humano.

  3. O cavalo possui visão Monocular (visão Lateral) 215 graus de cada lado. Quer dizer que ele enxerga uma pessoa atrás dele até a altura da Anca sem virar a cabeça.

  4. Ponto Cego: Entre os olhos e atrás da sua garupa.

Os cavalos enxergam cores??


Fisiologicamente para você entender os Humanos tem atrás do Cristalino um feixe de músculos que permitem contrair e relaxar para ajustar instantaneamente o foco dos objetos próximos ou distantes. O Cristalino do cavalo está colocado em posição fixa em relação ao eixo dos olhos não existem esses feixes de músculos, o cavalo não tem os olhos esféricos e sim oblíquos isso permite que o cavalo possa fixar objetos próximos exemplo a comida no cocho, e bem distantes permite ver você chegando de longe.


Para que o animal enxergue cores ele tem que ter na sua retina que se localiza atrás do olho dois sensores:


Bastonetes e Cones.


Bastonetes – Responsável pela visão noturna e pela sensação de claro e Escuro.


Cones – Responsáveis pela visão Diurna e distinção de cores, nos Cavalos é em menor quantidade existem dois tipos de cones. Nos humanos são três tipos e tem em maior quantidade por isso distingue várias cores. Foi realizada uma pesquisa na Universidade de Wisconsin em 2002 foi confirmado que o cavalo possui uma maior quantidade de bastonetes que os Humanos sendo que eles enxergam muito melhor no escuro que o homem. A única diferença entre a visão do Humano e do cavalo está na percepção de detalhes é bem maior no Humano. De longe o cavalo enxerga como uma pessoa míope reconhece o dono pela voz e cheiro, pois tem um olfato muito apurado. O cavalo enxerga em dois espectros de duas cores sendo o azul e vermelho mesmo que não definam exatamente como nós humanos segundo a pesquisa realizada.


Os principais pontos cegos estão entre o meio dos olhos e atrás da garupa segundo Rancho São Miguel os olhos do cavalo são Oblíquos quando o cavalo abaixa a cabeça ele vê os objetos próximos como por exemplo comida no cocho, quando vai passar em uma ponte( trilha) ajuda a dimensionar o objeto em relação a distância.


O tamanho do olho do cavalo 5 x 6,5 cm um dos maiores entre os mamíferos existentes, os cílios agem como protetor solar, uma curiosidade que fazia tempo que pesquisa e achei nessa fonte cajopb. De acordo com Paula da Silva, os cavalos tem uma peculiaridade do seu olho esquerdo, afirma que o lado direito do cavalo não parece comunicar-se com o lado esquerdo.


Os cientistas que estudam o comportamento equino chegam a afirmar o assunto em pauta. Vou fazer um resumo, mas você pode acessa a fonte descrita acima para mais detalhes.


Os olhos do cavalo focam independentemente um do outro, cada olho abrange  uma imagem diferente se ele focar em algo a sua frente e ficar concentrado a uma certa distância daí ele consegue focar ambos os olhos no ponto.


A tradição religiosamente seguida fomos conduzidos a montar do lado esquerdo, aprende a andar a mão do treinador pelo lado esquerdo, dar comida pelo lado esquerdo, aperta o arreio do lado esquerdo ou seja mostramos para ele que só existe o lado esquerdo e o animal só dá prioridade desse lado.


O cavalo acomoda-se a observar o mundo pelo lado esquerdo, dando atenção em tudo que ocorre nesse lado, o importante é a gente  treinar o cavalo dos dois lados reeducando o Cavalo Esquerdo a trabalhar de ambos os lados isso requer paciência.


Espero que tenha curtido essa curiosidade algo que é importante saber para cuidar dos nossos bichinhos de mais de 500 kilos!


bjnhos


63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page