top of page
  • Foto do escritorMalu Moreira

Audição do Cavalo

Atualizado: 9 de ago. de 2022



Olá Amigo(a) do Vício Country tudo bem com você? Hoje vamos falar da audição do nosso Bichano! Você sabia que é mais acurada  que a nossa? O cavalo de longe ouve qualquer barulho é extremamente sensível. As orelhas são grandes e ovaladas, giram a 180 graus para todos os lados. É composta por 10 músculos que fazem se mover para todos os lados, indicando também o foco da atenção .


É tão sensível que sente alterações climáticas de longe, (alterações de vento ou proximidades de chuva) imperceptíveis ao homem, eu chamaria de Radar ou antena parabólica.


Quando a orelha está voltada para trás  está totalmente bloqueada impedindo a passagem de qualquer ruído. Por isso quando você está em um lugar com música alta eles colocam a orelha para trás. Essa sensibilidade pode levar o cavalo sofrer com barulho excessivo deixando o agitado.


As orelhas giram de acordo onde está o barulho, ele pode girar uma ao encontro do barulho que lhe chama atenção e a outra orelha pode ouvir você falando com ele ao mesmo tempo. Ele ouve por ondas ultra sônicas.


Segundo edsonvet a medida que a idade avança no Equino sua audição também fica comprometida fazendo com que ande com a orelha mais abaixada. Podendo ocorrer por fatores intrínseco (são fatores relacionados de dentro para fora : saúde, genética, gênero…)  podendo perder a audição na idade adulta dos 5 a 9 anos) ou na fase Sênior (a partir dos 15 anos) e fatores extrínsecos (e fora para dentro, ações climáticas, alimentação, meio ambiente).

A frequência dos sons é medida em Hertz (Hz). Com alcance de audição vai de 20Hz até 20.000kHz, (parecido com humano) mas os cavalos podem ouvir desde 60Hz até 33,5kHz, aproximadamente segundo referencialce diferenciam melhor no espectro de frequências entre 1.015HZ a 1.000HZ.


A melhor maneira de se comunicar com um cavalo é através de sons de baixa intensidade, assobios e sussurros sempre são bem recebidos pelos cavalos eles ouvem mais sons agudos do que graves.


Então já sabemos um pouco sobre a audição, o que vai nos ajudar a cuidar mais do nosso Animal.


Espero que tenha gostado dessa curiosidade Equina.

Abraços até o próximo post.

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page