top of page
  • Foto do escritorMalu Moreira

Benefícios da Cavalgada para sua Saúde

Atualizado: 9 de ago. de 2022



Olá amigos, quem não gosta de estar em Contato com a Natureza? Eu amo !!!!


Adoro andar a cavalo sem destino, para um simples passeio para manter a conexão com meu cavalo adoro estar junto dele, me sinto Feliz e calma junto .


Você sabia que  cavalgada faz bem a Saúde, é como um exercício físico queima cerca de 400 calorias por hora nosso corpo segundo 100arvores consegue realizar de 1800 a 2200 deslocamentos no tempo de meia hora durante o exercício com movimentos tridimensionais. Esses movimentos incidem no sistema nervoso, reforçando assim as noções de equilíbrio, distância e lateralidade. O esporte fortalece o tônus muscular, tem baixo impacto nas articulações e na coluna, beneficia a postura e a coordenação Motora.


Com todos esses benefícios para Saúde você não pode ficar sem praticar, equitação para lazer é muito divertida libera endorfina fabricada pela hipófise direto na corrente Sanguínea trazendo Bem Estar ao praticar essa modalidade, sem dizer que interage com mais pessoas que gostam da mesma coisa que você consequentemente trazendo mais Amizades isso se chama Sociabilidade.


Participei e participo de várias cavalgadas, curtas perto do Rancho e até longe, as pessoas que participam são muito protetoras a que se diz respeito de um cuidar do outro, uns ajudam ao outro em qualquer momento caso precise.


A cavalgada pode fazer um bem enorme à  sua coluna e ajudá-la a suportar o peso nosso de cada dia. Basta acertar o passo, lembra dos movimentos tridimensionais que te falei? Entre no ritmo do cavalo e curta o passeio.


A cavalgada só trás benefícios a nossa Saúde Corporal e Mental, você fica tão envolvido(a) com esse momento com seu Cavalo, que consegue uma conexão maior que possa imaginar. Para a execução de uma boa cavalgada medidas devem ser tomadas antecipadamente, como um prévio treino do animal para que se tenha uma boa condição física.


Segundo o jornaldaslajes uma boa alimentação também é fundamental para a saúde dos animais e melhor desempenho na cavalgada. Casqueamento e ferrageamentos são importantes, pois podem prevenir lesões, rachaduras.


A maior preocupação é com o bem-estar do animal, uma vez que todo animal precisa de conforto para que possa ter um bom desempenho na cavalgada , parar quando o animal está cansado, preferência tirar a sela do lombo do cavalo para descansar até retornar ao trajeto, geralmente faz isso com cavalgadas longas.


Cavalgadas curtas quando é o momento de parar na hora para um descanso, esticar as pernas ou até mesmo almoçar, desencilhe seu cavalo ele agradece. Observe se não deu assaduras embaixo dos braços, se as ferraduras estão no lugar!


Ofereça água e se possível deixe ele pastar um pouco, isso relaxa  e vai retornar a cavalgada mais feliz! Essas são algumas dicas para você que vai fazer um Cavalgada!


Participei de uma  Cavalgada de 150 km pata Cajati São Paulo a cavalo com um grupo de Amigos, vai eu e meu namorido super curtimos ficamos sem TV por 5 dias, sem conexão com a internet, a única conexão nesses dias é com a Comitiva e o cavalo, pois é a hora de você esquecer tudo e pensar somente no momento prazeroso que é andar a cavalo.


Se você gosta de histórias de Cavalgada não pode perder uma super entrevista com o cavaleiro Kleber Ferreira ele é o Double do Beto Carrero, ele percorreu 1600 km, passou por 65 cidades, saiu de Viamão ( Rio Grande do Sul) chegando a Sorocaba, esse caminho que ele fez foi dos Tropeiros.


Vou deixar o Link do Vídeo viciocountry para você dar uma espiada e saber em detalhes como foi a Aventura dele.


Espere que tenha gostado dessas dicas , Compartilhe com seus Amigos!!!

💋💋💋

7 visualizações0 comentário
Post: Blog2 Post
bottom of page