top of page
  • Foto do escritorMalu Moreira

Cuidados com o cavalo no Inverno

Atualizado: 9 de ago. de 2022



Olá Galera do chapéu tudo bão com ocê? Hoje o assunto é sobre a pelagem do cavalo 🐴  no inverno. Por acaso você reparou nos pêlos do seu cavalo nessa época de inverno? Eles ficam iguais a um urso de tão peludinhos que ficam não é mesmo? Principalmente os cavalos crioulos, e sabe porque a natureza é tão sábia? Bom, essa pelagem serve de mecanismo de defesa a natureza é sabia, eles ficam mais espessos e compridos nessa época do ano, deve-se tentar mantê-los secos.


Os cavalos que ficam no pasto agradecem a natureza e a Deus, porque ajuda a proteger das variações térmicas, como temperaturas baixas e do vento gelado.


Agora se o cavalo pegar uma chuva, pra secar é muito mais difícil podendo resfriar o cavalo mais rapidamente e está sujeito a ação de bactérias e fungos na pele, (seborréia, queda do pêlo entre outros problemas de pele) e a temida gripe equina o famoso garrotilho.


Cavalos que treinam também acabam suando mais pelo aquecimento corporal, nesse caso evite dar banhos com água gelada, o que a gente faz aqui no Rancho dá meia ducha nas patas porque suja de barro, areia e nas partes intimas pra não assar. É colocado uma capa chamada cooler ela é apeluciada por dentro pra secar mais rápido. Tem cavalos Atletas que são tosados para evitar que demorem secar após o treino, evitando que passem frio, esses cavalos sentem mais frio que o outros  pois vivem em cocheiras, e não são acostumados com baixas temperaturas.


Depois dá uma boa escovada e usa produtos específicos pra banho seco. Uma dica para você manter a saúde do seu cavalo em dia, é usar capas nos cavalos  a noite também é bem vindo, principalmente  os cavalos idosos que sentem mais frio, as capas tem rafia por dentro ajudando um pouco no corte das pontas dos pelos consultar um veterinários para indicar polivitamínicos ajuda a preservar a Saúde do Bichano. Cavalos fortes e bem alimentados não sentem tanto nessa época do ano, devido a gordura que gera calor, seria um isolante térmico natural.

Pra saber se o seu cavalo está com frio, pegue na orelha dele você saberá se está com frio se estiver gelada, se estiver quentinha não se preocupe ele está bem!


Pra finalizar e aproveitando o enredo da Prosa sobre os pêlos, a crina também tem sua importância: Você sabia que ajuda a regular a temperatura corporal? Ajuda na percepção sensorial? Protege contra insetos e contra elementos do tempo? como calor e chuvas?


Interessante  não é mesmo? Como Deus faz as coisas perfeitas na natureza ❤❤

Espero que você tenha gostado dessas informações, venha conhecer minhas Redes Sociais elas estão aqui abaixo 👇👇👇👇

Compartilhe com seus amigos e a gente se vê por aqui!! com mais informações do mundo equestre

💋💋💋

111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page