top of page
  • Foto do escritorMalu Moreira

Desidratação no Cavalo, na época do Inverno – Cuidados e Tratamento

Atualizado: 9 de ago. de 2022

Olá tudo bão com você? Vim falar da desidratação algo sério pra você ficar atendo com seu Cavalo, se no calor é um perigo eminente para ele, no Outono e Inverno também é!



Você sabia que no inverno o cavalo pode se desidratar? Isso mesmo! Parece palavras que não soam bem aos nossos ouvidos! Mas saiba que no inverno ele bebe menos água, é igual a nós humanos, sentimos menos sede. Geralmente um cavalo com 500 kilos tem que beber 25 litros, e no verão em média 30 litros.


COMO FAZER SEU CAVALO CONSUMIR MAIS ÁGUA?

Ofereça água fresquinha e limpa, cavalos tem o olfato extremamente exigentes sentem o cheiro de longe e daí eles acabam não tomando se tiver qualquer odor , no frio é inevitável a  água não ficar  gelada, porém não pode ultrapassar 10 graus de temperatura , mas na real eles gostam de tomar água com temperatura de 20 graus nesses dias frios, pouco exigentes não é mesmo? No pasto se tiver posa de água que foram formadas pela chuva  se tiver parada e fresca ainda tomam, mas se tiver parada alguns dias eles sabem que pode fazer mal. Lembram das fibrissas(Bigodes), eles são uma espécie de radares também encostam na água e eles sentem até a temperatura dela.


Ofereça água de boa qualidade, ele mesmo por si só vai beber , também você pode colocar uma pedra de sal mineral para ele ir comendo na cocheira dele , isso vai induzir ele beber mais água.


Sinais de Desidratação:

  1. Verificar a mucosa (a gengiva) do cavalo acima dos dentes. A pele vai mudar do rosa para o branco conforme você faz pressão. Tire os dedos e conte quanto tempo leva para voltar à cor normal. Mais do que três segundos indica desidratação.

  2.   Verificar batimento cardíaco o normal é entre 36 e 42 batimentos por minuto. Qualquer coisa maior do que 60 batidas  segundo tratamento para desidratação  é um sinal de desidratação.• Realize  o teste do puxa pele assim que chamo, o grau de desidratação pode ser estimado através da elasticidade da pele. Você pode fazer na pele do pescoço dar um puxada , ou na  parte inferior do tórax do cavalo a pele tem que voltar em 3 segundos

  3.  Observe a respiração do seu cavalo , não pode estar rápida como se ele tivesse realizado algum trabalho ou ter treinado .A taxa de respiração normal em um cavalo saudável é de oito a 12 respirações por minuto.

  4. A pele dos olhos ficam flácidas , enrugadinhas e olhos Fundos

Como tratar a desidratação :

  1. Primeira coisa, deve repor o mais rápido a água perdida pela desidratação como você faz isso?

  2. Ofereça muita água limpa e fresquinha

  3. Oferecer reposição de eletrólitos na alimentação  que são vitais para função nervosa e muscular do cavalo.

  4. Oferecer Blocos Minerais , isso vai fazer que ingira mais água

  5. Coloque um aquecedor do tanque no balde de água do seu cavalo ou usar um balde de água aquecida para manter  a temperatura por volta dos 20 Graus nos dias frios ( inverno) estimula ele beber mais água. Chame o veterinário o mais rápido possível assim que você  observar que ele está com sinais de Desidratação, são momentos que precisam de intervenção médica

Até o próximo Post Galera !!!

Fiquem na Paz de Deus 🙏🙏

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page