top of page
  • Foto do escritorMalu Moreira

Excesso de peso do cavaleiro pode causar danos à saúde do cavalo

Atualizado: 9 de ago. de 2022

Aprenda a calcular o peso adequado do cavaleiro para a perfeita segurança da saúde do cavalo



Todo cuidado com a saúde do cavalo nunca é exagero. Um fator que pode causar problemas ao animal é o excesso de peso que ele carrega. Ou seja, o peso do cavaleiro deve ser um ponto de atenção já que muito peso pode sobrecarregar as articulações do animal, causar dores musculares e articulares, dor lombar e, em casos extremos, pode até levar à morte.


Essa relação de peso do cavaleiro versus peso do cavalo de montaria já tem comprovação científica. Segundo pesquisa da British Equestrian Federation (BEF) o excesso de peso do cavaleiro pode causar fadiga e perda do tônus ​​muscular do cavalo, o que compromete o esqueleto; o animal pode tropeçar e/ou cair; pode comprometer o desempenho; afetar questões comportamentais; e, ainda, a segurança do cavalo e do cavaleiro.


A pesquisa foi iniciada em função do alto percentual de equitadores ingleses acima do peso considerado adequado – 32% dos equitadores estavam acima do percentual de 15% (peso considerado ótimo). O resultado do estudo, coordenado pela Dra. Sue Dyson e pelo Prof. Pat Harris, foi apresentado no Fórum Nacional de Equinos 2018, em março deste ano, em Londres, na Inglaterra. E, mostrou que o percentual satisfatório da relação peso do animal versus peso do cavaleiro é até 20%. O estudo apontou o percentual de 15% para os casos relacionados à modalidade Salto.


Portanto é possível estabelecer uma tabela simples de ser seguida: Abaixo de 15% – Ótimo Entre 15 e 19% – Satisfatório Superior a 20% – Risco para a saúde animal


Para que seu cavalo não sofra lesões temporárias ou permanentes por carregar peso acima do que pode suportar, incluindo problemas nas costas, artrite, laminite ou distensões musculares, aprenda a realizar o cálculo – essa explicação também está no vídeo abaixo:


Será necessário uma fita de pesagem (encontrada em lojas de produtos agropecuários) e uma calculadora. Passe a fita ao redor do tórax, sempre no local onde acaba a cernelha, a fita indicará o peso aproximado do animal. Depois com a calculadora você descobre os 20%.


No exemplo do vídeo a cálculo foi: Peso da 436 kg x 20% = 87,2 kg


*Lembrete importante: a fita de pesagem não é fidedigna, é apenas um parâmetro para descobrir a média do peso do seu cavalo. Para saber o peso exato deve-se usar uma balança.


**A nota oficial da pesquisa da BEF apontou, ainda, que múltiplos aspectos devem ser observados para uma ótima condição. É importante considerar a idade do animal, o físico, o comprimento das costas e a presença de manqueira. A habilidade, a aptidão, o equilíbrio e a coordenação do cavaleiro também são fatores críticos, assim como o ajuste da sela. O tipo, velocidade e duração do trabalho e o terreno sobre o qual o cavalo é montado também devem ser considerados.


73 visualizações0 comentário
Post: Blog2 Post
bottom of page