top of page
  • Foto do escritorMalu Moreira

Importância do Sal Mineral para Equinos

Atualizado: 9 de ago. de 2022



Olá você sabe me dizer se o Sal Mineral tem muita importância para seu Cavalo? Ouvimos muitas pessoas conversarem entre si em pequenas conversas em cavalgada, ou até mesmo em um bate papo formal em uma roda de Amigos se alguém chegou a dar para seu animal o Sal Mineral?


Umas dizem que sim, outras nem sabem que precisa! Então pensando nisso resolvi trazer para você esse Assunto acho que é importante para nosso Amigo.


Para animais que vivem na baía ou no pasto ambos precisam receber esses minerais essenciais para sua Saúde, pois a falta dele pode  causar vários problemas segundo biosyn:

  1. problemas de enfraquecimento do osso

  2. Queda de pêlo ( sem Brilho)

  3. Baixo rendimento no Esporte e Trabalho

  4. Fraqueza em tendões

  5. Baixo rendimento na Vida Reprodutiva

  6. Perda de Apetite

É necessário que o animal tenha acesso a fonte de minerais a vontade em sua dieta, existem Sais que parecem uma Pedra  que você pendura, vem com um furo para você prender em uma cordinha para o animal comer o necessário, e satisfazer suas necessidades diárias de minerais. Também pode ser feito na baía ou no cocho misturado com ração ou puro, vem em pó eles adoram lamber e é bem baratinho em média R$ 2,00 o quilo.


É composto por macro e micro elementos essenciais como cobre, zinco, iodo, cálcio, fósforo, potássio, sódio dentre outros.


O sal é eliminado pelo suor e urina, tanto é que pode ver quando vai escová-lo sai uma camada de sal junto com os pêlos parece pedrinhas brancas bem pequenas que lembram sal de verdade.


Alguns hábitos são observados em cavalos quando há deficiência de minerais, tais como:

  1. morder as paredes da baia,

  2. morder a cerca

  3. aerofagia.

Esses hábitos são adquiridos pelo animal devido à essa falta de minerais. Eles fazem isso pois estão procurando o mineral que não estão recebendo.


Após tudo isso que te contei, se ainda não dá ao seu cavalo Sal Mineral corre comprar, porque só traz benefícios a Saúde dele. E para finalizar quero falar da diferença de sal mineral e suplemento mineral segundo a fonte fortsal são produtos diferentes, sendo que os suplemento mineral não contém sal comum na sua composição e o Suplemento é recomendado para suprir carência de macro e micro elementos minerais.


Segunda a fonte de pesquisa equisport sal é essencial para o equilíbrio dos líquidos no organismo, protegendo-o da desidratação e tem um papel importante na estabilização do sistema nervoso, músculos e sistema digestivo.


Pode oferecer ao cavalo uma dose de 50 gramas ao dia segundo ecosertanejo .Já sabemos o quanto é necessário o Sal Mineral para nosso animal , deixar água a vontade na Baía ou no piquete para ele tomar o quanto quiser. Ou você pode fazer um teste dos 100 gramas.


Você deve colocar 100 gramas em um cocho separado( indução forçada), deixa ele comer depois de um tempo volta para verificar se comeu tudo, se comeu tudo você já sabe a dose diária dele, caso contrário diminua as dose. A medida de 100 gramas seria 4 colheres de sopa não muito cheias.

Espero que tenha gostado dessas informações 💋💋💋

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page