top of page
  • Foto do escritorMalu Moreira

Limpeza da Baia x Qualidade de Vida para o Cavalo

Atualizado: 9 de ago. de 2022



Quem tem um bichano desses sabe como é ter cuidado redobrado para ter ele sempre Saudável e Feliz, para animais que vivem na baia é essencial a higienização do local para evitar doenças protegendo contra bactérias, fungos, moscas e demais hospedeiros de doenças.


Se o seu cavalo vive em baia deve-se fornecer local limpo e arejado e bem iluminado, preferência com janela voltada para outra cocheira para que o animal possa ver outro cavalo e poder se comunicar com ele sendo que vivem em bando e ficam menos estressados presos dessa forma, isso evitará stress e vícios como roer madeira e ficar cavocando o piso com a pata, chacoalhando a cabeça de um lado para outro, barulhos esquisitos.


Cocho de água deve ser extremamente limpo, lavar para evitar limo no fundo e laterais do recipiente, (lavar com água sanitária se for cocho de plástico (só umas gotinhas) o cocho de comida sempre limpo e verificando se não ficou restos de alimentos como capim triturado, ração evitando que azedem e faça mal para seu Bichano.


O piso independente do que é feito, forrado com serragem, borrachão, piso alvenaria devem ser limpos 2 a 3 x ao dia, evitando que a urina e fezes se acumulem e fiquem alojados no casco do cavalo, havendo necessidade de limpá-los com uma escovinha deixando o ambiente limpo para que ele possa deitar.


Se o local ficar úmido pela urina pode provocar apodrecimento da ranilha e amolecimento dos cascos, podendo provocar problemas respiratórios causar danos aos olhos devido o cheiro forte de amônia.


Piso nivelado para que não adquira aprumos viciosos, o importante e manter o ambiente limpo e seco nós utilizamos no sítio Pó de Serragem, pode também usar dependendo da região Maravalha, areia, bagaço de cana, e palha de arroz, placa de borracha furada anti derrapante. O melhor mesmo é usar piso de terra batido, a urina é absorvida pela terra com o tempo você pode remover a parte de cima onde fica mais úmido uns 50 a 80 cm de terra depois coloca mais terra nesse local para manter nivelado o piso evitando futuros problemas com o animal.


Deixe a parte em que você limpou secando até final do dia se o animal sai para o pasto, antes de recolher daí sim coloca a serragem para deixar o local cheiroso e gostoso para o bichano poder dormir em um local aconchegante.


Devemos oferecer ao nosso melhor amigo um local que ele goste e se sinta bem, oferecer condições de Vida ao animal, Manejo adequado para buscar o equilíbrio físico e mental do cavalo.


Fontes:


225 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page