top of page
  • Foto do escritorMalu Moreira

O charme das Mulheres na Modalidade de Rédeas

Atualizado: 9 de ago. de 2022



Olá meu Amigo do Vício Country hoje vamos falar da Modalidade de Rédeas, para você que me segue no Facebook sabe que eu sou apaixonada por ela, fiz curso básico de Rédeas e me encantei!


Esses dias tive um bate papo com Atleta http://bit.ly/AmithysJoffily minha inspiração na Rédeas e definitivamente é o esporte que quero seguir!


Se quiser saber mais entre no Fan Page http://bit.ly/viciocountry que vai poder assistir na íntegra a entrevista sobre Rédeas ( A foto que é capa do Assunto é Atleta Amithys).


Uma Modalidade super feminina, não requer força brutal, somente habilidade e Técnica com o cavalo Homens e Mulheres disputam por igual, não existe individualidade de sexo nessa Modalidade.


“Em cima do Cavalo todo Mundo é igual o único esporte em que homens e mulheres são rivais.”


Hoje as mulheres procuram um esporte relacionado a Montaria sendo assim as Mulheres hoje estão ganhando cada  vez mais espaço entre o Mundo Country! Tanto é que empresas do ramo de Acessórios estão investindo em nós Mulheres com cabeçadas estilizadas com Stress, botas, Selas, artefatos para Montaria em geral tudo para incentivar mais o lado feminino .


É uma modalidade nada fácil porque são movimentos precisos onde o Cavalo realiza movimentos com pouca ou nenhuma resistência. Pode ser realizado por qualquer raça, porém as mais usadas são Quarto de Milha e Crioulo. Rédeas também é conhecido por Adestramento Western o esporte nasceu nos Ranchos Norte Americanos e segundo Brasilhipismo se transformou em um conjunto de manobras tais como : Spin, troca de mão, esbarro, Recuos, Rollback , Rundowns, Pausa onde são realizados com os movimentos precisos e refinados.


Para conseguir realizar as manobras cavalo e cavaleiro tem que estar em sintonia(conexão) um com o outro . Hoje, a modalidade Rédeas é praticada oficialmente em 11 países, entre eles EUA, Canadá, Austrália, França, Itália, Japão, Inglaterra, Alemanha, Holanda e Brasil.


Em 1966, um grupo de criadores e proprietários de cavalos, fundaram a NRHA – National Reining Horse Association. Surgiu então a indústria da Rédeas que hoje emprega milhares de pessoas em todo o mundo, direta e indiretamente, além de ser uma das modalidades que mais consegue atrair público em seus eventos. Em 15 de abril de 1989 foi fundada a ANCR – ancr  Associação Nacional do Cavalo de Rédeas com objetivo de promover o Cavalo de Rédeas no Brasil.


O que é avaliado na Prova de Rédeas??

O competidor deve realizar 8 manobras com pouca ou nenhuma resistência do Cavalo, ( manobras aprovadas pela NRHA (National Reining Horse Association) atendendo aos Comandos .


Segundo ebah  as Regras exigidas no momento da Prova são:


Números de Juízes nas Provas

As provas podem ser julgadas por 1, 2, 3 ou 5 Juizes, onde as notas dos juizes são somadas, porém, caso seja escolhido o julgamento com 5 Juizes, a nota menor e maior são descartadas.


REGRAS E CONHECIMENTOS BÁSICOS


Critérios para Julgamento de Rédeas

Estes critérios seguem um padrão estabelecido pela NRHA, publicado no DVD Reining The Fundamentals of Judging.

  • +1½ Excelente

  • +1½ Muito Boa

  • +½ Boa

  • 0 Correta

  • -½ Fraca

  • -1 Muito fraca

  • -1½ Extremamente fraca

O Juiz utiliza o seguinte critério para avaliar a qualidade das manobras:

  1. A contagem de pontos será feita na base de 0 a infinito, a nota 70 denominado um desempenho mediano (normal).

  2. O cavaleiro inicia sua apresentação com nota 70, e durante a exibição, o Juiz avalia a qualidade de cada manobra realizada, individualmente, e registra também as penalidades caso elas ocorram.

  3. A nota do cavaleiro durante a exibição, pode aumentar, diminuir ou se manter, de acordo com o desempenho do conjunto em cada manobra.

Percursos:

No percurso 2, 4, 5, 6, 8 e 11 os cavalos poderão se dirigir ao centro da pista ao trote ou ao passo, porém, devem parar ou estar ao passo antes de partir ao galope de frente para o Juiz, caso contrario será penalizado.

No percurso 1, 7, 9 e 10 os cavalos deverão entrar ao galope pelo centro da pista.

No percurso 3 os cavalos deverão iniciar ao galope pelo lado esquerdo da pista.

Existem atualmente 11 percursos


MANOBRAS

8 Manobras: Círculos, Spins, Troca de Mão, Esbarro, Recuos, Rollback, Rundowns e Pausa.


O cavalo deve demonstrar relaxamento, confiança e sem resistência aos comandos do cavaleiro.


Após a entrada do animal na pista.

Qualquer ação a qual pode criar uma aparência de intimidação, incluindo iniciar mal alguma coisa, parando ou checando, é uma falta a qual deverá ser marcada.


Durante deslocamento até o centro da pista, o cavaleiro pode desembaraçar as rédeas somente quando o animal estiver parado, pois caso o animal esteja em movimento será aplicado a penalidade 0 (duas mãos na rédeas). Tocar ou agradar o animal em qualquer momento durante a apresentação, será aplicada a penalizado em 5 pontos por ocorrência.

Círculos – É o primeiro exercício.

São manobras ao galope que demonstram o controle e a vontade do cavalo de ser guiado.


Rédeas frouxas, sinal de pouco contato com a boca.

O grau de dificuldade está na velocidade e nas mudanças de velocidade.

Spins:  São uma série de giros de 360º executados sobre o posterior (interno) fixo no solo, sem que a garupa saia de posição durante execução da manobra.

Esbarro: Emitindo o som de “whoaaaa” o cavaleiro diminui a velocidade do galope até que o cavalo traga os posteriores para debaixo do corpo numa posição fixa, deslizando em linha reta alguns metros até parar totalmente.

Troca de mão: A precisão é fundamental neste exercício onde o cavalo deve trocar seus anteriores e posteriores, ao galope, enquanto muda de direção.

Recuos: Manobra onde o cavalo se move ao reverso, em linha reta e distância descrita no percurso de pelo menos três metros. O recuar deve ser feito de forma suave, fugindo da pressão do freio.


Rollback:  É o giro de 180º sobre os posteriores após o Esbarro, quando o cavalo gira na direção oposta, partindo ao galope em movimento contínuo.

Pausa: O cavalo deve demonstrar a habilidade de permanecer parado de forma relaxada durante o momento descrito no percurso.


Rundowns (Run Downs e Run Arounds): são corridas ao galope em linha reta até o centro da arena ou pelas laterais até o final da arena. Devem ser executados em velocidade aproximada à demonstrada nos círculos grandes e rápidos.


PRINCIPAIS PROVAS NO BRASIL

  • Derby 2014

  • Potro do Futuro

  • Campeonato Nacional

  • Super Stakes

Cavalo e Cavaleiro devem estar totalmente tranquilos, na competição mostrar aos juízes que o cavalo realiza as manobras com comando total do cavaleiro transmitido calma e sutileza ao realizá-las. Vou continuar treinando aprendendo porque são movimentos delicados a se ver ao olho Humano, e só pessoas especialistas como o juízes ou atletas que competem que entendem se está realizando corretamente ou não.


A pista deve ser apropriada para treinar com o cavalo para evitar lesões, a pista não deve ser dura demais para o animal e nem fofa de areia para evitar entorses ou algo parecido.


Espero que tenha gostado do assunto de hoje, vamos difundir mais a Modalidade de Rédeas para Mulheres e claro para Homens também afinal foram eles que começaram com os Cavalos há muitos e muitos anos atrás! Segundo videopar  no período da colonização americana o cavalo foi uma peça muito importante para o Homem. Estes colonizadores, sentiram a necessidade de ter um cavalo bem adestrado e por isso começou toda a história.


Hoje as Mulheres estão com tudo no esporte de Montaria, nesse ano 2017 no dia 1 de abril houve campeonato mais importante de todos os tempos onde os mais Tops estavam, e a mega-final é realizada no NRHA Futurity Europeia, Ann Fonck com uma enorme pontuação de 231 Shiners Voodoo (proprietário Kimberly Wegner) ganhou a final e terminou no top 10 do Nível 4. Outra Linda das Rédeas annfonck.


Abraço Amigo(a) do Vício Country até o próximo Post…. 💋💋

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page