top of page
  • Foto do escritorMalu Moreira

O que é Sablose? Você pode impedir isso?

Atualizado: 9 de ago. de 2022



Você já ouviu falar sobre Sablose? Para mim foi uma novidade em saber que é um risco para nosso Bichano que tanto amamos!


Como contei para você eu me amarro em pesquisar sobre assuntos relacionados a cavalo e esse nome me chamou atenção “Sablose ” você sabe o que é?


Significa um acúmulo de areia no Trato Gastro Intestinal, é um tipo de cólica que ocorre em animais que pastam Segundo vetvirtual em solo com pouca cobertura Vegetal (terrenos arenosos), forragem oferecida no chão, cochos rendes ao solo, ou ingestão de água com partículas com areia, distúrbios comportamentais também podem ocasionar Sablose.


Tem alguns segmentos que são mais atingidos  começando em ordem decrescente cólon dorsal direito, cólon transverso, cólon dorsal esquerdo, e flexura pélvica.


A Sablose em pequena quantidade não resulta em danos maiores, só se for em quantidade significativa segundo rural pecuária levam a perda de peso, diarreia crônica, distensão abdominal causando a cólica, e distenção abdominal.


O diagnóstico é feito pelo exame (teste) sedimentação de fezes. Quais os parâmetros adotados caso tenha Sablose?

  1. Controle da dor

  2. Laxativos

  3. Hidratação enteral e parenteral

  4. Cirurgia em casos Graves.

Se no caso cirúrgico não conseguir retirar toda a areia presente nos cólons, será necessário procedimento pós operatório laxativos lubrificantes, até que areia restante seja retirada totalmente.


Dicas para Manejo:


Portanto é muito importante o MANEJO DA TROPA para evitar isso. Se os cavalos são encocheirados: lavar os recipientes de água que possa reter acúmulos e areia no fundo, deixar os cochos altos, nunca colocar feno, e volumoso jogados no chão, evitar na hora do manejo deixar cair ração no solo pois cavalo é curioso e guloso não pode ver um grão caindo que quer logo pegar.


Os cavalos que vivem em campo pastando também pode ocorrer Sablose (vegetação rasteira) até mesmo pela água que bebe em riachos e Córregos dependendo da época do ano dão uma secada levando a diminuição de água no local podendo ingerir  partículas de areia na hora de beber água, as vezes pode ser irrelevantes a quantidade ingerida, mas ao longo do tempo pode ocorrer acúmulo no Trato Digestivo.


Devemos ficar atentos observando nosso cavalo a qualquer sintomas que tiver.

Espero que tenha gostado desse conteúdo, sempre é bom sabermos sobre Saúde Animal.


Até a Próxima Galera do Chapéu!


#dorabdominalequina #cólicaequina #prevençãosablose #manejoequino #tratamentosablose #diagnósticosablose #riscossablose #Dicasmanejo #saúdeanimal #sablose #cólicasemcavalos #cavalo

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page