top of page
  • Foto do escritorMalu Moreira

Os 5 sentidos e os Cavalos

Atualizado: 9 de ago. de 2022

Cavalo mostra a língua? Parece engraçado, né.


Você sabia que a Visão, Olfato, Paladar, Tato , Audição estão 100% ligados ao Comportamento do Cavalo? E cada sentido trabalha em dupla, um exemplo é a visão junto com a audição ambos são usados ao mesmo tempo, porém com suas peculiaridades. Todos os sentidos são um meio de comunicação do cavalo com nós Humanos. Os sentidos são mais desenvolvidos em relação aos humanos já é comprovado cientificamente. Vou falar dos 5 sentidos e como eles influenciam no dia a dia com a gente. Já falamos aqui no Blog sobre a visão por isso vou explanar de uma forma mais simples e direta.


A Visão

O equino é uma presa na natureza e por isso o seu corpo é completamente adaptado para fuga. Entre lutar e fugir, ele sempre escolherá a segunda opção. Para que uma fuga seja realmente eficaz, é necessário que o cavalo esteja munido de um perfeito “radar” de predadores e, é aí que está a grande importância do sentido da visão. O tamanho do olho do cavalo é um dos maiores entre os mamíferos existentes. Ele enxerga quase 360 graus em torno de si mesmo, tem visão Monocular e Binocular. Na visão monocular do cavalo é panorâmica (ele enxerga com um dos olhos por vez), o que permite que eles vejam dos dois lados ao mesmo tempo, em um ângulo de 180 Graus ele enxerga tudo ao seu redor. A visão binocular(com ambos os olhos lembre-se Binóculo) enxerga alonga distância, isso ocorre quando algum predador ou pessoa se aproxima no pasto dele, a primeira coisa que faz é ficar em sentido de alerta orelhas sempre levantadas e colocar sua visão Binocular para trabalhar. Existem dois pontos cegos importantes, ou seja ângulos que o cavalo não consegue enxergar: um fica diretamente atrás do cavalo) garupa) no meio da testa, e abaixo do focinho( ele usa os pelos sensoriais para não bater a boca no cocho ou em uma pedra, serve para direcionar o cavalo para comer). A visão Noturna do cavalo é excelente, outra coisa também é a percepção de profundidade que é diminuída, perceba quando ele vai entrar em um trailer ele refuga, não querendo entrar, daí você pensa que cavalo bardoso, não quer entrar , porém ele está com medo, devido sua percepção que é diminuída , ele vê um espaço escuro e profundo na sua frente e por ser uma presa jamais vai querer entrar nesse buraco escuro achando que vai morrer, por isso comento com você os sentidos influenciam no comportamento do animal em várias circunstâncias.


Audição

Para entendermos a audição dos cavalos é necessário saber a definição de som, as ondas sonoras , quantificadas pela unidade Hertz ( HZ), são captadas por diversos animais no intervalo de 20 HZ a 20.000HZ. Os equinos são capazes de detectar sons de 20 Hz a 20.000HZ, porém os diferenciam melhor no espectro de frequências entre 1.015HZ a 1.000HZ. A melhor maneira de se comunicar com um cavalo é através de sons de baixa intensidade, assobios e sussurros sempre são bem recebidos pelos cavalos. O cavalo possuem 10 músculos que fazem se mover de forma independente, giram em torno de 180 graus, permitindo a localização ainda mais exata e rápida do som; você consegue perceber seu foco de atenção pela posição da orelha. Sempre digo que parecem duas antenas receptoras captam sons diferentes ao mesmo tempo, e de forma individual permitindo ao animal perceber sons que não seriam notados pelo homem , e conseguem saber de onde os sons vem. Você já notou quando está montado no cavalo, quando algo chama atenção do animal ele volta suas orelhas para o sentido do som? Eles são extremamente sensíveis a sons de alta intensidade, eles ficam extremamente nervosos e irritados com barulhos exagerados, fazendo o cavaleiro perder o controle sobre ele.


Olfato e Paladar

O olfato é muito desenvolvido, podendo sentir cheiros definindo uma série de situações inclusive o cavalo sente o cheiro de medo das pessoas e de outros animais, ele identifica animais mesmo a longas distâncias, identifica o cio das éguas, percebe predadores, etc.


O Olfato está relacionado ao paladar, porque o cavalo primeiro cheira o alimento ou qualquer coisa antes de colocar na boca, sua sensibilidade é muito apurado, ele pode sentir o cheiro da chuva e tempestade se aproximando, detectam os ferormônios sexuais – substâncias químicas com função de atrair sexualmente seres da mesma espécie – ele sabe se uma égua está para entrar ou não no cio. Além disso, as éguas conseguem identificar, a presença do seu potro a uma distância de até 600 metros. O paladar Primeiramente a comida é selecionada pelo cheiro (olfato) e depois saboreada pelo paladar. Ao contrário dos sabores amargos, os doces são muito apreciados pelos cavalos, por isso adoram frutas, torrões de açúcar, cenoura. O sentido do paladar, conhecido como o sentido do gosto em todos os animais é um importante componente da dieta e as informações necessárias para a sua sobrevivência.


Tato

Tato: É o principal sentido que leva à boa integração cavalo e cavaleiro. A pele e os cascos são muito sensíveis. Ter sensibilidade com cavalos é desenvolver o “tato” Os cavalos tem uma sensibilidade muito grande em todo o corpo. Podem detectar a presença de uma mosca e afugentá-la com a cauda num movimento de espantosa precisão. A pele dos cavalos tem células sensíveis a temperaturas, as substâncias químicas e aos estímulos. Nós podemos esconder nossos sentimentos quando estamos montados, porém na presença de um cavalo você não consegue esconder o medo, receio, nervosismo quando está com ele, hoje utiliza o cavalo para terapias psicológicas com crianças e adultos. Quando uma pessoa interage ou está em conexão com um cavalo, tornam-se parte do ambiente do cavalo dele, onde pode tornar-se prazeroso para ele ou não.


Quando nós humanos entendermos o fascinante Mundo dos Cavalos, vamos compreender que os 5 sentidos fazem parte da comunicação, Homem e Cavalo, e entender o que eles estão tentando falar para gente com suas atitudes e tudo pode mudar no relacionamento Homem e Cavalo para melhor. São animais extremamente sensíveis ele dá ao homem uma impressão de companhia, de amizade e também o faz compreender limites. O afeto é um ingrediente necessário em qualquer etapa, e os animais correspondem imediatamente ao que eles recebem seja um afago na cabeça, ou até mesmo um petisco que também é uma forma de carinho para eles. O que realmente importa é nós percebermos o quanto o cavalo deve ser respeitado por nós, para ser companheiro necessita somente carinho por ele, pois correspondem com toda intensidade quando eles gostam de uma pessoa. A comunicação Homem e Cavalo começa pelos 5 sentidos e é Vital você saber para compreender melhor seu animal. Nos vemos no próximo Post!


358 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page