top of page
  • Foto do escritorMalu Moreira

Reprodução Equina – Ciclo Reprodutivo

Atualizado: 9 de ago. de 2022



Olá Galera do Chapéu, sempre ouvimos sobre Reprodução Equina, meses de monta, período de gestação cuidados especiais com a égua prenha, quis trazer para você esse conteúdo pois acho muito importante. Vamos ter uma Categoria só para isso e você pode ficar a vontade em deixar dúvidas e perguntas, sugestões sobre o assunto, vamos ter uma Parceria com a Especialidade em Reprodução Equina a Doutora Michele Luise Pimentel Lenzi Veterinária de Santa Catarina.


A égua tem ciclo reprodutivo em períodos de competência sexual (estação reprodutiva) durante a primavera/verão e de incompetência sexual (estação não reprodutiva outono/inverno). Na fase que antecede a estação reprodutiva (agosto/outubro) as éguas começam a ciclar, mas os cios são anovulatório e prolongados, na fase que segue a estação reprodutiva denominada de transição de Outono(de março a maio) elas vão parando de ciclar (Fonte: CBRA).


As fêmeas devem ser cobertas a partir dos 3 anos de idade, para que o parto ocorra com 4 anos 4 anos e meio, quando a égua está madura e tem seu completo desenvolvimento. O pico de maturidade e fertilidade das fêmeas ocorre entre 4 e 15 anos e o machos podem ser férteis até 24 anos em média. Geralmente as égua só aceitam serem cobertas estiverem no Cio.


O cio ocorre a cada 21 dias, dura de 7 a 9 dias segundo o site Rancho São Miguel e a ovulação ocorre mais ou menos de 2 a 3 dias antes do término do Cio.

Quando a égua aceita o cavalo a monta deve ser repetida com intervalo de 2 dias entre uma cobertura e outra. A égua quando entra no cio, ela procura o macho, a vulva faz movimentos involuntários de abrir e fechar, aumenta o número de micções, fica agitada, assume posição receptiva afastando os membros inferiores, orelhas retas, olhos brilhantes.


Primavera e Verão são as épocas escolhidos para monta conhecidas como “Estação de Monta” por causa das melhores condições de  clima e pastagens, luminosidade, aumenta também a produção de Hormônios responsáveis pela reprodução.


A gestação da égua dura 330 dias ou 11 meses, o macho pode ser usado 2 vezes ao dia ,de 5 a 6 vezes na semana com 1 dia de folga. Os pais contribuem com 50% do genes para sua prole. O diagnóstico fetal pode ser realizado aos 14 dias após a monta com ultrassom e 19 dias pela palpação retal . A maior parte dos partos ocorre a noite 75% a 85%( Andeson 2008) (Agrárias UFPR)  mas é bom ficar de olho para qualquer emergência que aconteça.


Trouxe coisas básicas, mas de extrema importância para você que gosta desse assunto de Reprodução Equina.


Até o próximo Post…

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page