top of page
  • Foto do escritorMalu Moreira

Treino de Rédeas - Onde tudo começa

Atualizado: 27 de fev.



Olá Brutas e Brutos a importância de aprender Rédeas é essencial, há 10 anos temos cavalos no sítio e participava de Cavalgadas perto das redondezas, fiz cavalgadas de três dias seguidos para Cajati interior de São Paulo a cavalo, foram 150 km pelo meio do Mato cortando caminho até chegar ao destino eu e meu namorado esse ano de 2017 vai ser a terceira vez que vamos com uma Comitiva para lá de animada, essa história vou contar outro dia.


Voltando ao papo de Treinamento de Rédeas eu achava que sabia andar a cavalo, não sabia comandar, ou seja, minha égua que me levava passear seria cômico se não fosse trágico. Montar no cavalo e sair correndo pelo campo todos sabem fazer, mas você saber o que está fazendo, dar o comando certo ao seu cavalo, saber pedir algo para ele e ele fazer é outra história. E isso só se aprende treinando Rédeas e pense que não é nada fácil, quando assiste a um vídeo de um cavaleiro spinando de forma maravilhosa parece fácil para os dois, mas não! Teve muitas etapas até eles chegarem a realizar de forma perfeita e com sincronia. Uma conexão entre cavalo e cavaleiro uma parceria que se tiver respeito será uma amizade para eternidade.


Bom resumindo a história como cheguei a começar a aula de rédeas, foi numa visita no CT Guimarães em Cajati no ano passado, nessa cavalgada que fomos resolvemos ver o treinador mexendo num cavalo e foi  que tudo começou! Adoramos o jeito que ele repassou os comandos para um cavalo e mostrou um pouco da Doma Racional que fazia num Potro em poucos minutos que ficamos lá saímos entusiasmados e perplexos, pois eu vi que não sabia nada. Assim que voltamos para Morretes já marcamos aulas e tudo começou, hoje faz cinco meses que treino logo mostro para vocês como estou e todo dia leio sobre Comportamento do Cavalo, Manejo, treino os finais de Semana que são os dias que posso.


Terminei o Básico de Rédeas, é só o inicio de um longo caminho que vem pela frente vou fazer inicio de Baliza para aprender equilíbrio e velocidade com a Catita, e retorno para o intermediário de Rédeas quero me tornar uma profissional daqui um tempo. A cada dia que passo fico mais apaixonada pela inteligência do Cavalo, a conexão que cavaleiro e cavalo tem um com o outro, eles são muitos sensitivos com nós humanos que se acomodam na sela e passam para ele nervosismo, calma, agitação, tranquilidade é incrível como agente passa tudo isso para ele. O cavalo tem personalidade, índole que vem no DNA do animal e isso não vai mudar, mas você que monta nele pode mudar um cavalo super agitado nervoso, precisa de uma pessoa calma e vice versa, um cavalo para baixo precisa de um cavaleiro mais esperto mais ativo que faça ir para frente.


Mas o que queremos é um cavalo para baixo, mas rápido e corajoso ao mesmo tempo, e só depende de você!


Hoje faço Arco Reverso, ladeamento, arqueamento de costela, trabalho de garupa, sei pedir o comando que usando pernas e pés, sei usar as ferramentas necessárias e hoje eu levo o cavalo passear comigo. Sinto-me mais confiante ao montar no cavalo, sei se ele está gostando só pelas reações que tem, passo a conhecer meu cavalo tenho essa conexão e sei que que o cavalo sente isso, o Amor e Respeito que sinto. Conquistar o cavalo, fazer ele se sentir seu Amigo é tudo que queremos nessa Amizade passar Confiança a ele.


72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page