top of page
  • Foto do escritorMalu Moreira

Cavalos que mordem

Atualizado: 27 de fev.

Cavalos também gostam de brincar. Especialmente quando ainda novos, os potros adoram mordiscar os outros cavalos. Muitas vezes a brincadeira passa pelas mordidas no ser humano. Esse comportamento deve ser corrigido logo no início caso contrário haverá necessidade de outros métodos corretivos.




Olá amiga e amigo do chapéu, a conversa de hoje é sobre os cavalos que mordem e o que fazer para corrigir. Nesse artigo explico algumas razões para as mordidas e maneiras para educar o cavalo que morde.

É fundamental entender o comportamento do cavalo. Os cavalos que mordem em geral apresentam alguma das condições a seguir:


Mordem por brincadeira – Quando ainda novos, os potros mordiscam como forma de demonstrar afeto e porque desejam brincar. Então, essa é a fase ideal para realizar a correção. Por meio da doma natural e horsemanship, o recomendado é demonstrar ao animal quem é o líder. Sendo assim, não é indicado tratamento com mimos fora de hora ou com linguagem inadequada, já que dessa forma ele entenderá que tem permissão para fazer o que quer e não te verá como o líder.


Por acúmulo de energia – Um cavalo que vive em ambientes restritivos, passa muito tempo confinado em cocheira, estábulo ou curral e fica isolado de outros cavalos. Ou aquele animal que está com uma alimentação sobrecarregada e apresenta acúmulo de energia. Esses são casos propícios para as indesejadas mordidas porque ele usará você como forma de extravasar a energia acumulada.


Por ter personalidade agressiva – Existem cavalos mais agressivos e nesses casos há necessidade de recorrer a doma.


Costume de receber guloseimas – A maior parte dos cavalos que mordem já receberam guloseimas das mãos das pessoas. Não é nada recomendado associar comida ao corpo humano porque é um treinamento para a mordida e isso é comprovado pela ciência.


Facilidade e proximidade – Grande parte dos cavalos beliscam porque estão muito perto de você ou de outros animais. É totalmente indicado que você ensine a se mover ficando um metro de distância, fora do seu espaço pessoal.

Em nenhum dos casos justifica e nem será benéfico o uso de força, castigos ou demonstração de medo. O cavalo precisa entender quem é o líder, eles não mordem seus líderes alfa.


Veja algumas alternativas de correção recomendadas:


1 – Chamar atenção – Com um cutucão colocando o dedo na boca dando um susto, beliscar, puxar o cabresto mostrando o que é o certo. Em seguida, quando ele parar você deve agradar com um carinho;


2 – Atividade física – Um cavalo domado e exercitado com regularidade não apresentará esse tipo de comportamento. Interagir com o animal de forma lúdica e construtiva permite que você exerça sua liderança. Os cavalos dominantes são os que movem os outros cavalos, sendo assim, com o uso de uma corda mais grossa e longa no redondel você pode treiná-lo para se mover conforme seu comando demonstrando a liderança;


3 – Jogos para a construção de liderança – Propor desafios novos criativos é uma boa maneira de exercitar o cavalo, ensinar e construir a liderança. Você pode correr com ele na guia, saltar fardos de feno ou pequenos troncos, colocá-lo para fazer zigue-zague em cones, são exemplos de jogos divertidos e leves. Coloque-se sempre na frente e com a guia faça ele te seguir mostrando sua posição de líder. Use a criatividade e faça jogos em circuitos, com obstáculos, usando diferentes materiais e torne o momento lúdico e prazeroso com elogios e carinho ao fazer a coisa certa;


4 – Uso do bornal ou biqueira – Com o uso desses acessórios no cavalo a tendência será diminuir a incidência das mordidas, Isso porque ele tentará morder algumas vezes sem sucesso.


Espero que esse conteúdo tenha sido útil.


Aproveite para conhecer as redes sociais do Vício Country e acompanhar as dicas e informações no canal Vício Country no Youtube.


Malu Moreira –atleta amadora de rédeas, fisioterapeuta e criadora do portal Vício Country


250 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page